28 julho, 2007

Garção!

Anteontem fui a um bar e o garçom nos fez o favor de cobrar 4 chopps em excesso. Pensei em argumentar que em breve serei engenheiro e que não fazia sentido duvidar de meus cálculos aritméticos e confiar nos de teoria de estruturas e dinâmica de aeronaves, mas achei, por motivos óbvios, que não ia pegar bem. Deviam começar a confeccionar diplomas de tabuada.

Como sempre ocorre nessas situações, tentei lembrar algum episódio análogo que me tenha ocorrido no exterior (de preferência nos EUA, pra chatear ainda mais os meus amigos antiamericanos). Eu devia ter uns 10 ou 11 anos e fui jogar fliperama no hotel. Enfiei umas 3 moedas e nada de o jogo começar. Fui reclamar com a moça responsável já meio desconfiado de que ela não acreditaria em mim, mas a moça, que por sinal era bem bonitinha (é sério, não estou tentando florear o causo), não só devolveu minhas três moedas como destravou a máquina, o que significa créditos ilimitados, uma espécie de nec plus ultra! para o imaginário infantil. É claro que só joguei uma vez (pra impressionar a moça, que ficou assistindo com ares maternais), mas isso não vem ao caso agora.

A diferença é que, por lá, a regra é acreditar a menos que haja um bom motivo apontando em sentido contrário; já por aqui a coisa se inverte. Não que o garçom brasileiro esteja errado: se ele decide se arriscar e confiar no cliente, precisa antes parar, reparar, auscultar; verificar se o sujeito está suficientemente sóbrio, ver se ele não tem um porte meio vigarista etc. Ou tem a opção de simplesmente não confiar, como fez meu garçom de anteontem (me recuso a aceitar a possibilidade de que eu tenha um porte vigarista!).

Esse é mais um daqueles pequenos termômetros civilizacionais de que sempre falo. Meus amigos antiamericanos discordam e preferem o jeitinho brasileiro, mesmo quando são eles os diretamente prejudicados (ao menos nisso são coerentes). Eu prefiro pagar apenas o que consumo.